Seguidores

sábado, 26 de setembro de 2020

Modelo Fleuriet: classificação automática da situação financeira para Excel, Calc e Google Planilhas

O modelo Fleuriet de análise financeira dispensa apresentação - muito conhecido, um clássico e eficaz à administração financeira empresarial. 

Conhecer as "Estruturas de análise do Modelo Fleuriet" ou "Estratégias de Balanço Patrimonial" é suficiente para o propósito desta postagem (excelente, sólida, insatisfatória, alto risco, muito ruim e péssima). Explicações mais detalhadas podem ser encontradas em diversas publicações referentes ao tema, mas tenho duas sugestões interessantes: https://www.modelo-fleuriet.com/conceitos-avancado/estrategias-de-balanco-patrimonial/ e Mapeamento da produção científica sobre o Modelo Fleuriet no Brasil, de Araújo, Costa e Camargos (2013).

Agora sim, sobre o objetivo desta postagem: apresentar uma forma de tornar automática a classificação da situação financeira empresarial, segundo o modelo Fleuriet, em planilhas eletrônicas - pode ser usado Excel, Calc ou Google Planilhas.

Já venho usando há bastante tempo a modelagem em questão nas minhas aulas de Administração Financeira I. Ela requer dados contábeis organizados da forma como disponibiliza o site www.fundamentus.com.br - tenho preferência por fazer uso do histórico trimestral do balanço patrimonial. 

Abaixo, a imagem apresenta as variáveis ACC (ativo circulante cíclico), ACE (ativo circulante errático), PCC (passivo circulante cíclico), PCE (passivo circulante errático), CDG (capital de giro), NCG (necessidade de capital de giro) e T (saldo de tesouraria). A célula B9 deve ser reservada para classificar a situação financeira. 


Para obter a classificação correta, basta relacionar os saldos do CDG e da NCG - se positivos, negativos e diferentes. Com apenas duas funções é possível providenciar todas as classificações: SE e E. Observe os raciocínios a seguir: 
  • SE(E(CDG>0;NCG<0);"EXCELENTE";
  • SE(E(NCG>0;CDG>NCG);"SÓLIDA";
  • SE(E(NCG<0;CDG<0;CDG>NCG);"ALTO RISCO";
  • SE(E(NCG>0;CDG>0;NCG>CDG);"INSATISFATÓRIA";
  • SE(E(NCG<0;CDG<0;CDG<NCG);"MUITO RUIM";
  • SE(E(NCG>0;CDG<0);"PÉSSIMA";
  • ""))))))
Combinando as funções SE e E e os sinais > e < não tem erro, a classificação de uma empresa segundo os tipos de estruturas patrimoniais do balanço para o modelo Fleuriet será gerada de modo automático. 

Como as células B6 e B7 estão reservadas para receber os valores do CDG e da NCG, basta substituir CDG e NCG por B6 e B7, respectivamente. Veja o resultado na imagem abaixo.


Após inserir a fórmula na célula B9, arraste para o lado direito para ter o histórico inteiramente classificado.

Vamos aos testes: insira =B6-B7 na célula B8; digite 2 e -1 nas células B6 e B7, respectivamente. Confira o resultado na imagem abaixo.



Digite 2 e 1 nas células B6 e B7, respectivamente. Resultado na imagem abaixo.


Digite 3 e 2 nas células B6 e B7, respectivamente. Resultado na imagem abaixo.


Digite -1 e -2 nas células B6 e B7, respectivamente. Resultado na imagem abaixo.


Digite -2 e -1 nas células B6 e B7, respectivamente. Resultado na imagem abaixo.


Digite -2 e 1 nas células B6 e B7, respectivamente. Resultado na imagem abaixo.

Bem, agora é aproveitar. Lembrando: arraste para o lado direito para completar a classificação do histórico.

Esta postagem ainda não acabou, vai ter continuação! 

Até mais! 

Att.,

Adail Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário