Seguidores

Funções do Excel Aplicadas à Matemática Financeira

O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação dos profissionais de Administração, Economia, Contabilidade e Ciências Atuariais. Saber aplicar o conteúdo de Matemática Financeira aos casos reais do mundo empresarial se tornou uma vantagem competitiva de suma importância, com relevância ainda mais destacada quando se combina com o domínio adequado do Microsoft Excel, a ponto de permitir a realização de todos os desenvolvimentos práticos com a modelagem de planilhas eletrônicas.

Pensando exatamente numa forma de contribuir com a "abertura de portas" no mercado de trabalho, enfatizando a ideia central discutida no parágrafo anterior resolvi lançar a coleção Funções do Excel Aplicadas à Matemática Financeira. A proposta central se baseia predominantemente na prática exaustiva, explorando mais de uma solução possível para situações simuladas. As revisões teóricas também são contempladas, inclusive com discussões mais detalhadas e cuidadosas aos temas causadores de maiores controvérsias, como a compreensão adequada das diferenças conceituais e práticas vinculadas aos tipos nominal, efetiva, proporcional e equivalente de taxas de juros, por exemplo. A coleção completa tem 200 (DUZENTOS) exercícios,  cada um com no mínimo duas resoluções, gerando ao todo mais de 500 (QUINHENTAS) soluções possíveis. Conforme dito antes, a ideia central está em conseguir extrair o máximo de experiência prática do casamento entre a Matemática Financeira e o Microsoft Excel, permitindo ao leitor desenvolver a sua própria capacidade de se adaptar a qualquer situação corriqueira do mundo das finanças.

A coleção Funções do Excel Aplicadas à Matemática Financeira teve sua construção fundamentada em três volumes, com o primeiro já lançado e vendido pela AMAZON - inicialmente em formato eBook, mas a versão com capa comum será lançada muito em breve. Os volumes segundo e terceiro serão publicados até junho de 2019.

Esta página do blog serve exclusivamente para receber críticas, sugestões e dúvidas dos leitores. Podem escrever quantas mensagens quiserem, quantas vezes precisarem, pois o autor costuma responder a todos.

A seguir, mais detalhes sobre o Volume I - é mesma descrição contida no site da AMAZON.

O Volume I explora os seguintes temas: juros compostos (conteúdo fundamental), equivalência entre taxas de juros e taxa de juros efetiva. As funções aplicadas são: VP (valor presente), VF (valor futuro), NPER (número de períodos), DURAÇÃOP, TAXA (taxa de juros), TAXAJURO, EFETIVA e NOMINAL. Ao todo são 70 (SETENTA) exercícios, todos resolvidos e comentados, cada um com no mínimo duas soluções possíveis, perfazendo mais de 150 (CENTO E CINQUENTA) resoluções absolutamente diferentes.
Os exercícios foram formulados predominantemente a partir dos seguintes contextos da vida cotidiana da área de finanças: análise do desconto concedido por fornecedores sobre compras a prazo, vendas a prazo, trades do mercado ações, contratação de financiamentos e análise de operações de desconto de duplicatas.
Por fim, vale destacar o ponto mais forte do Volume I: as explicações teóricas e demonstrações práticas referentes aos conceitos de equivalência entre taxas de juros e taxa de juros efetiva. São dois temas muito importantes para o desenvolvimento do conteúdo completo de Matemática Financeira, sendo assim, receberam tratamento especial e exclusivo. É simplesmente inadmissível aos profissionais e estudantes interessados na área de finanças a falta de compreensão plena acerca dos conceitos e diferenças intrínsecas envolvendo as taxas nominal, equivalente, proporcional e efetiva.



VOLUME I

Nenhum comentário:

Postar um comentário