Seguidores

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Modelagem para Durbin-Watson no Microsoft Excel

Se você gosta de utilizar o Microsoft Excel para desenvolver aplicações envolvendo regressão linear, certamente já sentiu falta de uma ferramenta automática para analisar a autocorrelação dos resíduos com Durbin-Watson. Esta postagem traz exatamente uma proposta de modelo para inferência quanto à autocorrelação dos resíduos com Durbin-Watson. 

Sem muita conversa, vamos direto ao assunto. Os resíduos apresentados no exemplo a seguir são originários de um exercício contido no livro de Iudícibus e Mello (2012), intitulado "Análise de Custos - uma abordagem quantitativa". 

Monte a estrutura destacada na Figura 1, onde: d, estatística do teste de Durbin-Watson, calculada a partir da fórmula inserida na célula E3; Rho, valor da autocorrelação dos resíduos, com resposta apurada a partir da fórmula da célula E3dl e du, valores obtidos da tabela de valores críticos de Durbin-Watson (o exemplo é alusivo a uma regressão linear simples, com significância de 0,05); 1º Int, primeiro intervalo de d, de 0,00 até dl2º Int, segundo intervalo de d, de dl até du3º Int, terceiro intervalo de d, de dl até 4-du4º Int, quarto intervalo de d, de 4-du até 4-dl5º Int, quinto intervalo de d, de 4-dl até 4,00.  

Figura 1 

A Figura 2 mostra como criar uma identificação automática do intervalo onde se encontra o valor de d: utilizar as células G7 até G11; cada célula deve receber sua respectiva fórmula (observar anotações do Excel na Figura 2).

Figura 2 

Por fim, a Figura 3 traz uma sugestão para lançar, também de forma automática, a conclusão final sobre o resultado do teste: utilizar as células H7 até H11; cada célula deve receber sua respectiva fórmula condicional (observar anotações do Excel na Figura 3).


Figura 3 



Pronto! Fácil e rápido, portanto, objetivo! Com o resultado da célula E3 mudando, a identificação do intervalo e a conclusão sobre o teste mudam automaticamente. 

Deixe sugestões, dúvidas e outras observações nos comentários. 

Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário