Uma modalidade de venda a prazo parcelada, amplamente difundida no comércio varejista, especialmente nos setores especializados na comercialização de artigos de informática, móveis e eletrodomésticos, sustenta:
- adoção de uma série uniforme de prestações periódicas postecipadas na realização do parcelamento da venda a prazo;
- valor das prestações calculado a partir da divisão do preço de venda à vista por 10;
- pagamento das prestações em 12 e 15 parcelas.
A figura 1 apresenta uma situação real: uma grande empresa, com atuação no comércio varejista, oferta uma TV em 12 prestações mensais postecipadas, calculadas a partir da divisão do preço de venda à vista por 10.
Figura 1
Taxa de Juros na HP-12C (prestação calculada por 10 e desembolsada 12 vezes)
Taxa de Juros no EXCEL (prestação calculada por 10 e desembolsada 12 vezes)
A figura 2 apresenta uma situação real: uma grande empresa, com atuação no comércio varejista, oferta um guarda roupas em 15 prestações mensais postecipadas, calculadas a partir da divisão do preço de venda à vista por 10.
Figura 2
Taxa de Juros na HP-12C (prestação calculada por 10 e desembolsada 15 vezes)
Taxa de Juros no EXCEL (prestação calculada por 10 e desembolsada 15 vezes)
Independentemente do valor do preço de venda à vista, são regras:
- Venda a prazo parcelada, com a prestação calculada a partir da divisão do valor à vista por 10 e desembolsada 12 vezes, as taxas de juros ao mês e ao ano são de 2,92% e 41,30% - respectivamente.
- Venda a prazo parcelada, com a prestação calculada a partir da divisão do valor à vista por 10 e desembolsada 15 vezes, as taxas de juros ao mês e ao ano são de 5,56% e 91,35% - respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário