Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

Análise das Operações de Desconto de Duplicatas em Bancos Comerciais com o Microsoft Excel

As duplicatas a receber representam títulos operacionais derivados da concessão de crédito operacional pelas empresas - vendas a prazo. 

Largamente difundido pelos bancos comerciais brasileiros, principalmente em períodos marcados por crises de liquidez no mercado financeiro, o desconto de duplicatas figura como uma importante opção à captação de crédito oneroso de curto prazo ofertada às empresas.   

Quanto menor o volume de capital circulante líquido, utilizado simultaneamente no financiamento da necessidade de investimento em giro (proporcional à extensão do ciclo financeiro) e na manutenção de um nível adequado de folga financeira (capaz de inibir o inadimplemento), mais intensas as pressões favoráveis à utilização permanente de empréstimos e financiamentos correntes.

Destarte: em virtude de a escassez de capital circulante líquido dificultar a constituição de uma folga financeira considerada ideal, ou seja, capaz de prover continuamente saldos de disponibilidades suficientes ao atendimento conjunto dos motivos transação, precaução e especulação,  as empresas são induzidas à contratação do desconto de duplicatas em bancos comerciais. 

As operações de desconto de duplicatas exigem o pagamento conjunto e antecipado das despesas descritas a seguir:
  • Despesa com Desconto - representa o valor total dos juros da operação (calculado a partir da aplicação do procedimento conhecido por desconto comercial simples;
  • Despesa com Impostos - indica o valor do encargo fiscal resultante do imposto sobre operações financeiras (Decreto nº 6.306/0 7, modificado pelos Decretos n° 6.339/8 e nº 6.345/08);
  • Despesa com Tarifas - também conhecido por encargo operacional, representa o valor total desembolsado com as tarifas de contratação e de cobrança.
O conjunto de duplicatas a receber submetido ao desconto em bancos comerciais recebe o tratamento de borderô de desconto. Assim sendo, a apuração de cada tipo de despesa das operações de desconto de duplicatas em bancos comerciais (desconto, encargo fiscal e encargo operacional) deve levar em consideração todos os elementos do borderô de desconto.   

As despesas das operações de desconto de duplicatas em bancos comerciais devem ser calculadas conforme os procedimentos abaixo:

Figura 01

Figura 02

Figura 03

Figura 04

A análise das operações de desconto de duplicatas em bancos comerciais exige o esclarecimento da taxa de juros efetiva, referente ao custo efetivo (CEF) segundo o regime exponencial de capitalização - juros compostos. O CEF deve ser apurado com base no valor da despesa total do borderô de desconto (DTB). Assim sendo:

Figura 05

Os vídeos destacados a seguir explicam a montagem de um modelo de planilha dedicado à análise das operações de desconto de duplicatas em bancos comerciais. O primeiro vídeo  explica a inserção do conjunto de fórmulas; o segundo demonstra a utilização da planilha . Observação: a planilha pode ser aplicada em operações de desconto de duplicatas em bancos comerciais para borderôs com até 20 (vinte) elementos - se precisar de uma planilha com um borderô mais extenso, as alterações podem ser implementadas de modo intuitivo. Antes de assistir aos vídeos, monte sua planilha de acordo com o modelo da figura 06.   

Figura 06


Inserção de Fórmulas na Planilha

Demonstração Prática


Boa sorte!

Prof. Adail Marcos

5 comentários:

Wel gomes disse...

Dando uma revisada geral e aproveitando pra agradecer ao professor pelo empenho. Muito útil.

Adail Marcos disse...

Que coisa boa, "Wel Gomes". Aproveite para deixar tudo atualizado. Abração!

Unknown disse...

Parabéns pelo diferencial, material excelente!

Unknown disse...

Gostei !! Bem explicado. Agora seria massa com áudio a explicação nos vídeos.

Anônimo disse...

Excelente trabalho. Finalmente um material voltado para o dia a dia do financeiro. Me ajudou muito!

Postar um comentário